São Paulo cria 38 mil empregos com carteira assinada em janeiro
No acumulado de 12 meses, foram gerados 406 mil postos de trabalho nas 645 cidades paulistas, equivalente a 26% dos empregos criados no país
Em janeiro de 2024, o número de empregos com carteira assinada em São Paulo aumentou em 0,3% em comparação com o mês anterior, revelam os dados da pesquisa Emprego Formal da Fundação Seade, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse crescimento resultou na geração de 38 mil vagas de trabalho, provenientes de 639 mil admissões e 601 mil desligamentos, elevando o estoque de empregos formais no estado para 13,9 milhões.
O governador Tarcísio de Freitas destacou a diversificação da economia paulista, evidenciando a força do estado em diversos setores tanto urbanos quanto rurais. Ele ressaltou que os números positivos refletem as iniciativas do Governo de São Paulo para atrair investimentos e facilitar a vida dos empreendedores, resultando na geração de empregos e impulsionando a economia.
No que diz respeito aos setores, houve variações positivas na construção (2,5%), indústria (1%) e serviços (0,2%), enquanto a agricultura (-1,5%) e o comércio (-0,5%) registraram redução de vagas.
No segmento de serviços, destacaram-se os setores de educação (8 mil novos postos de trabalho), atividades profissionais, científicas e técnicas (3 mil) e saúde humana e serviços sociais (3 mil).
No acumulado dos últimos 12 meses, São Paulo gerou 406 mil novos empregos, com um crescimento de 3%, próximo ao índice nacional de 3,5%. Esse saldo representa 26% do total de 1,6 milhão de empregos criados em todo o país nesse período.
A maioria dos setores em São Paulo apresentou resultados positivos na geração de empregos nos últimos 12 meses, com destaque para serviços (243 mil), comércio (69 mil), construção (54 mil) e indústria (41 mil). Houve uma oscilação negativa na agricultura próxima da estabilidade (-1 mil).
As maiores contribuições para a geração de empregos nos últimos 12 meses ocorreram na capital (136 mil), nas demais cidades da Grande São Paulo (75 mil) e nas regiões administrativas de Campinas (62 mil), Sorocaba (21 mil) e São José dos Campos (19 mil), respondendo juntas por 77% dos empregos gerados em todo o estado de São Paulo.
Para receber atualizações do Governo de São Paulo, siga o canal no WhatsApp “Governo de São Paulo” https://bit.ly/govspnozap