Na manhã da última terça-feira (30), foi realizada em Barueri uma reunião preparatória para o simulado de emergência da Transpetro, que ocorrerá no próximo dia 19 de agosto. O encontro aconteceu às 9h30, na Praça das Artes, na sala Ruy Ohtake, e contou com a presença de representantes da Transpetro, do governo estadual, autoridades municipais e membros de órgãos de segurança e defesa civil.
Durante a reunião, três agendas importantes foram consolidadas: o simulado de mesa referente ao exercício real de agosto, a reunião do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e o encontro do Conselho Municipal. O principal objetivo foi alinhar estratégias, definir responsabilidades e reforçar a integração entre os diversos órgãos envolvidos na operação.
O simulado real acontecerá no Jardim Mutinga, na Rua São Vicente de Paula, a partir das 8h do dia 19 de agosto, com a participação da Transpetro, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), além de diversas secretarias municipais, como Saúde, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Segurança e Educação.
Também participarão equipes da Defesa Civil Estadual, de municípios vizinhos e do interior paulista, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e concessionárias de rodovias da região.
Segundo o coronel Roberto Lago, coordenador da Defesa Civil de Barueri, essa iniciativa integra a Semana Nacional do Trauma, que geralmente ocorre em outubro, mas foi antecipada para agosto em 2025.
“O principal objetivo desses simulados é estabelecer a doutrina de comando de incidentes, que é usada no mundo todo, e promover a integração entre as agências do município”, explicou o coronel.
O exercício será uma oportunidade estratégica para testar os protocolos de resposta rápida em caso de emergências, especialmente aquelas que envolvam o transporte de produtos perigosos, garantindo maior segurança à população e aos profissionais envolvidos.
A expectativa é de que o simulado reforce a capacidade de atuação conjunta entre os setores público e privado em situações de crise, consolidando Barueri como referência em gestão de riscos e resposta a emergências na região metropolitana.
Fonte: PMB